Bem-Vindo

Mensagem do Presidente


É uma honra para todo o setor exportador de café do Brasil poder promover, mais uma vez, o evento bianual Coffee Dinner & Coffee Summit. Em sua oitava edição, o evento ocorre em momento relevante, quando a nossa organização, o CECAFÉ – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, completa 20 anos.

A história do café do Brasil e de todo o setor exportador é ainda mais ampla. O café foi o principal produto de exportação da economia brasileira durante o século XIX e XX e, atualmente, no século XXI, continua sendo protagonista na cadeia global do café, tendo sido marcado pela consolidação da eficiência e organização em todos os seguimentos da cadeia produtiva.

Nesses 20 anos, todo o trabalho do Cecafé tem sido focado no apoio à construção e solidificação da imagem do café brasileiro no mundo, colocando o país em posição de liderança absoluta e com a possibilidade real de atingir uma participação global de 40%, entre o consumo e as exportações de todo o mercado.

O evento está baseado em um dos principais pilares do Cecafé, como a promoção da imagem do café brasileiro enquanto produto sustentável e de qualidade, que atende os mais diversos e exigentes mercados. Nos últimos 5 anos o Brasil exportou, em média, para 130 países do globo. 

Teremos nesses dois dias a presença de autoridades, dos principais players do setor, contribuindo com a relevância do encontro, com troca de experiências e possibilidade de novos negócios, além da oportunidade de debater os temas atuais e relevantes que movimentam o agronegócio café.

Como reconhecimento dos esforços empreendidos por pessoas e entidades que se destacaram no desenvolvimento e fortalecimento da cafeicultura brasileira, serão realizadas homenagens durante o jantar de confraternização e celebração.

Convidamos todos para participar desse importante e tradicional evento do café brasileiro!

 

Nelson Ferreira da Silva Carvalhaes

 

Mensagem do Diretor Geral


Em 2019 o Cecafé completa 20 anos de história, com muitas conquistas a celebrar e desafios a superar.

Nesse contexto, o setor exportador de café do Brasil tem a satisfação de promover o 8º Coffee Dinner & Coffee Summit, em um momento em que o País apresenta recuperação e crescimento do seu Market Share no mercado global de café.

Com a sua produção recorde de 61,7 milhões de sacas no ano-safra 2018/19, estima-se que o país alcance seu melhor desempenho histórico para período safra, com a projeção de 40,0 milhões de sacas exportadas de cafés, produzidas com sustentabilidade e qualidade, permitindo atender aos mais diversos e exigentes mercados compradores mundiais.

A sustentabilidade e qualidade estão no DNA do café brasileiro! Com os avanços tecnológicos e pesquisa agronômica, somados aos esforços dos produtores, as regiões cafeeiras do Brasil, na média, possuem o percentual de área dedicada à preservação da vegetação nativa acima do valor exigido pelo Código Florestal.

Os investimentos sociais, científicos, tecnológicos e as boas práticas agrícolas no campo, adicionados à eficiência logística do comércio exportador, levaram o país à posição de liderança absoluta no mundo, e tais variáveis ajudarão a cafeicultura brasileira a superar o atual cenário de baixos preços do café, que impactam negativamente a todos os seguimentos.

É importante ressaltar que há mais de duas décadas o comércio exportador tem feito significativas contribuições em prol da inclusão digital das comunidades cafeeiras, com a criação de 137 laboratórios digitais. Soma-se a isso os investimentos na capacitação técnica de 6 mil pequenos produtores, por meio do programa Produtor Informado, visando às boas práticas agrícolas e orientações sobre qualidade, produtividade e gestão de propriedades.

Ainda há muito por fazer e outros assuntos ainda estão na pauta do setor, como o uso correto e seguro de agroquímicos, o monitoramento dos limites máximos de resíduos, a agenda construtiva e positiva em prol do trabalho decente e a promoção da imagem do café brasileiro no mundo. Tais linhas de ação estão harmonizadas com o Código de Ética e Conduta dos Exportadores de Café do Brasil.

Estas inciativas demonstram o comprometimento do setor exportador com a ampliação da sustentabilidade e qualidade do café brasileiro, sendo responsável pelo escoamento de mais de 65% da safra nacional. Entretanto, ainda temos muitos desafios a superar e acreditamos que através de parcerias públicas e privadas, com empresas exportadoras, importadores, universidades, torrefadores e, principalmente, produtores, poderemos garantir a manutenção de nossa liderança e sucesso no mercado cafeeiro global, buscando cada vez a excelência em nossa competitividade para sairmos mais fortalecidos desse difícil ciclo que estamos enfrentando.

É nesse ambiente de transparência, eficiência e resiliência que toda a equipe do Cecafé está atuando com entusiasmo e afinco para promover o mais importante evento do setor.

O fórum de discussão englobará temas relevantes, como o mercado global de café e as ferramentas para otimizar a comercialização e mitigação de riscos, as tendências de consumo nos mercados tradicionais e emergentes, a competitividade e a sustentabilidade do Brasil, visando gerar expectativas futuras e ampliar a consolidação de liderança absoluta do país como o maior produtor e exportador de café. Também teremos a oportunidade de homenagear os destaques do café em reconhecimento aos esforços empreendidos para o desenvolvimento e fortalecimento do agronegócio café brasileiro. Convidamos a todos para participar desse importante momento conosco!

 

Marcos Antonio Matos

Local do Evento

Jantar
Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos, São Paulo - SP, 01218-020

Summit
Hotel Renaissance
Alameda Santos, 2233
Cerqueira César


Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Prata

Cafeteria

Apoio

Realização